17 de outubro de 2011

Gases do Efeito Estufa

Os gases do efeito estufa envolvem a Terra e fazem parte da atmosfera. Estes gases absorvem parte da radiação infra-vermelha refletida pela superfície terrestre, impedindo que a radiação escape para o espaço e aquecendo a superfície da Terra.

Atualmente são seis os gases considerados como causadores do efeito estufa: Dióxido de carbono (CO2), Metano (CH4), Oxido nitroso (N2O), Clorofluorcarbonetos (CFCs), Hidrofluorcarbonetos (HFCs), e Hexafluoreto de enxofre (SF6). Segundo o Painel Intergovernamental de mudanças do Clima, o CO2 é o principal "culpado" pelo aquecimento global, sendo o gás mais emitido (aproximadamente 77%) pelas atividades humanas.

No Brasil, cerca de 75% das emissões de gases do efeito estufa são causadas pelo desmatamento, sendo o prinipal alvo a ser mitigado pelas políticas públicas. No mundo, as emissões de CO2 provenientes do desmatamento equivalem a 17% do total.

O Hexa Fluoreto de Enxofre (SF6)  é o gás com maior poder de aquecimento global, sendo 23.900 vezes mais ativo no efeito estufa do que o CO2. Este gás é usado na indústria elétrica para aplicações de alta tensão, como em interruptores e disjuntores. Em conjunto, os gases fluoretados são responsáveis por 1,1% das emissões totais de gases do efeito estufa.

Confira abaixo os principais gases do efeito estufa e algumas das suas características.





Informações retiradas da Cartilha Herança Global - as mudanças que o aquecimento reserva, de autoria de Júlia Antunes Lourenço. 

Veja o site Trillionthtonne, lançado em 2009 pela Universidade de Oxford para rastrear a velocidade que nos aproximamos de um trilhão de toneladas de dióxido de carbono sendo lançados na atmosfera globalmente. A estimativa inicial era alcançar este volume em março de 2045, agora já está em junho de 2044.

Nenhum comentário:

Postar um comentário