14 de dezembro de 2010

ERGONOMIA

G I N Á S T I C A L A B O R A L

 - Definição de ginástica laboral. -

É uma atividade física orientada, praticada durante a jornada de trabalho, no horário de expediente visando benefícios pessoais, em prol de uma melhoria na desenvoltura da atividade profissional desenvolvida no trabalho.

 - Vantagens da ginástica laboral. -

Este tipo de atividade física apresenta grandes benefícios tanto para empresa, como ao seu colaborador, motivo pelo qual, nos dias atuais, esse tipo de atividade é estimulada e implantada em diversas empresas.


 - Benefícios ao colaborador. -

Os benefícios dependem diretamente do tipo de trabalho realizado. A maioria dos exercícios tenta diminuir o efeito da solicitação constante a que é submetido um trabalhador ao executar determinada tarefa, seja ela física ou não.

1.- benefícios fisiológicos.-

 - combate a prevenção de doenças ocupacionais.
 - melhoria da flexibilidade, da força, da elasticidade.
 - aumenta a agilidade, ritmo, disposição e resistência.
 - promove a sensação de bem-estar no final da jornada de trabalho.
 - usado como um relaxamento físico.

2.- benefícios psicológicos.-

 - melhoria da auto-estima e da auto-imagem
 - combate às tensões emocionais
 - aumento da atenção e concentração na atividade desenvolvida.

3.- benefícios sociais.-

 - favorece o relacionamento social entre as pessoas (internos da empresa)
 - desenvolve a idéia do trabalho em equipe.

 - Benefícios à empresa. -

Diminuí os problemas de saúde no colaborador, que é sinônimo de aumento de produtividade na Empresa.

 - redução de gastos com afastamentos
 - redução de ausência de pessoal ( falta no trabalho )
 - redução de afastamento por problemas médicos decorrente de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.

Na empresa modernas, em todo mundo inclusive no Brasil, tornou-se corriqueiro a inclusive do chamado “ Programa de qualidade de vida, que entre outras atividade inseriu-se a ginástica laboral nas atividades deste programa .

O que é o Estresse?


O estresse, seja ele de natureza física, psicológica ou social, é composto de um conjunto de reações fisiológicas que se exageradas em intensidade ou duração podem levar a um desequilíbrio no organismo. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação à situações novas.

Um dos primeiros estudos sobre estresse foi realizado em 1936 pelo pesquisador canadense Hans Selye, que submeteu cobaias a estímulos estressores e observou um padrão específico na resposta comportamental e física dos animais.
Selye descreveu os sintomas do estresse sob o nome de Síndrome Geral de Adaptação, composto de três fases sucessivas; alarme, resistência e esgotamento. Após a fase de esgotamento era observado o surgimento de diversas doenças sérias, como úlcera, hipertensão arterial, artrites e lesões miocárdicas.

O estresse pode ser dividido em dois tipos básicos: o estresse crônico e o agudo. O estresse crônico é aquele que afeta a maioria das pessoas, sendo constante no dia a dia, mas de uma forma mais suave. O estresse agudo é mais intenso e curto, sendo causado normalmente por situações traumáticas, mas passageiras como a depressão na morte de um parente.

Um comentário:

  1. EXCELENTE IDÉIA MONTAR ESSE BLOG A RESPEITO DA SEGURANÇA DO TRABALHO, UMA GRANDE FORMA DE PODE POSTAR TRABALHOS ACADÊMICOS E FILMES DE SEGURANÇA DO TRABALHO.

    ResponderExcluir